EXTRAORDINÁRIO de R. J. Palácio

"Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um pedido, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção. Pediria para poder andar na rua sem que as pessoas me vissem e depois fingissem olhar para o outro lado. Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."


August Pullman é um garoto de 10 anos que tem o rosto deformado por causa de uma doença genética e, por decisão de seus pais, terá que enfrentar o primeiro ano em um colégio normal. O que faz com que seja um grande desafio para o garoto e todos que o cercam, pois a única pessoa que o vê como um garoto comum é ele mesmo.





"Não julgue um livro menino pela capa cara."

Extraordinário é o primeiro livro escrito por R. J. Palacio, que já atuava no mercado editorial como designer gráfico e agora se tornou escritora. Palacio escreve o livro com a intenção difundir idéias sobre amor ao próximo, tanto que após o livro ela lança uma campanha antibullying pra disseminar essas idéias e o livro.

"Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito"


Sobre Extraordinário você não pode se enganar acreditando que é uma história bem distante de nós, talvez toda a alegoria sobre um menino com uma doença genética que deixou seu rosto deformado seja o único fato que diferencie nossas vidas "normais" da estória. August Pullman vai protagonizar uma história por qual todos nós passamos, sobre amizades, sobre as nossas relações, sobre nossos achismos, sobre nossos primeiros dias de aula - isso sim dava frio na barriga.

O livro tem dois pontos interessantes para ressaltar em sua estrutura, o primeiro ponto é que August não é o único a narrar a história, sua irmã, seus melhores amigos e até conhecidos distantes compartilham seus pensamentos sobre a condição do personagem principal naquela escola. Outro ponto legal é que no início de cada narração há alguma citação sobre outras obras que serviram como referencia para a construção de Extraordinário, o que nos revela sempre um pouco da personalidade de cada narrador.



Duas edições já foram lançadas no Brasil, a edição americana foi lançada em fevereiro de 2012. Palacio se limitou apenas a escrever o livro, apesar de sua profissão de designer gráfico. A primeira edição do Brasil saiu com capa branca para não confundir com outros livros que estavam sendo lançados pela Intrínseca. Extraordinário tem 320 páginas.

Para comentar a obra eu a lí e procurei informações em algumas resenhas em outros blogs, como o Sobre Sagas 

citações
sinopse
comentários

Share this:

CONVERSATION

1 deixaram opinião: