Pedro na Cozinha: Hambúrguer Caseiro.

Primeiríssima edição do Pedro na Cozinha não tem nada de Handmade-Burguer-From-Algum-Lugar-Não-Sei-das-Quantas que combina com uma carta especial de cerveja que todo mundo finge que entende e que faria eu gastar todo meu salário de estagiário (Até pq nem salário é!), a gente vem com uma receita que deixa o estômago e o bolso mais que satisfeitos, sem abrir mão da qualidade.


  Vamos ao que interessa...

  INGREDIENTES

  As quantidades de ingredientes da receita irão render para 6 carnes de aproximadamente 65g. Se você decidir aumentar é só utilizar as proporções. :)

  - 300 gramas de músculo moído (Não precisa ser carne de primeira)
  - 1/2 cebola média ou grande
  - 5 dentes de alho grandes
  - Pimenta calabresa a gosto
  - Salsa desidratada a gosto
  - Cheiro-verde a gosto
  - Mostarda
  - Molho BBQ
  - Sal
  - 6 fatias de queijo cheddar e 6 pães pra receber todo esse amor em forma de comida.

MODO DE PREPARO

Comece o trabalho picando toda a cebola e o alho. Nessa etapa é importante ter paciência e picar bem os ingredientes para deixar o gosto dos temperos mais suaves e encorpados na carne.


  Depois de finalizar com a primeira etapa, é hora de cortar o cheiro verde. Eu geralmente não uso medidas exatas, a minha técnica é ver o quão verde fica a carne quando eu adiciono o ingrediente.


  É hora de colocar a carne na tábua e adicionar os temperos previamente preparados. Adicione a cebola, o alho, o cheiro-verde (Olha a técnica!), salsa a gosto, pimenta-calabresa a gosto (Ou com a mesma técnica do cheiro-verde), mostarda e molho BBQ. Em relação ao molho BQQ e a mostarda, uma colher de sopa deve ser suficiente para equilibrar o sabor da carne, já que o barbecue vai adicionar um adocicado e a mostarda uma acidez à carne.


  Adicione sal, mas não muito. Iremos usar mais sal em outras partes do modo de preparo.

  Misture os ingredientes até você sentir que a carne e os temperos se tornaram uma massa só. Se você quiser ser mais prático, você pode pegar um saco plástico de frutas do supermercado e misturar, basta colocar os itens no saco, tirar o ar, dar um nó na ponta e mão na massa.


  Pegue a massa de carne e faça 6 bolinhas. Após separá-los, pegue uma bolinha de carne e jogue de uma mão para a outra, com o objetivo de compactar bem a carne e os temperos . Comprima na palma de sua mão para achatá-la e finalize ajustando o formato circular.



  AGORA É HORA DE FRITAR!

  Pré-aqueça a chapa ou frigideira com manteiga.

  Adicione sal a um dos lados de cada carne e coloque este lado em contato com superfície da chapa ou frigideira já aquecida. O sal irá desidratar a superfície da carne rapidamente, criando uma barreira para a saída da água que está dentro da carne, fazendo com o que o seu hambúrguer fique mais suculento.

  Não tenha pressa, a sua carne não irá queimar. Geralmente a superfície do hambúrguer tosta, mas o interior ainda está cru. O ideal é selar a carne em ambos os lados e depois deixar elas assando/fritando.

  Antes de virar a carne, não se esqueça de colocar sal na superfície oposta a que já está fritando.

  Após selar os dois lados da carne e assar um dos lados, vire o hambúrguer para fritar o último lado e adicione o queijo cheddar. Neste momento o ideal é que após adicionar o queijo você espirre água na frigideira e a feche com uma tampa. O vapor d'água irá superaquecer o queijo, fazendo com o que ele derreta em cima da carne.

  Agora é hora de servir e finalizar a receita da melhor maneira, comendo. :)



  Dicas de salada: Alface americana e salada de maionese com repolho.

  Dica master: Compre sempre um bom pão. Parte da experiência é a carne combinada com uma boa massa de pão.

Share this:

CONVERSATION

4 deixaram opinião:

  1. Primeiramente, que fotos lindas, que post lindo, e que FOME! HUSAHASAS na minha receita de hamburgue eu costumo não colocar tantos temperos, vou tentar arriscar mais e ver como essa sua receita fica, porque afinal, sou apaixonada por comida haha.

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Monique. Tô começando a fotografar agora, mas já cozinho há um tempo, hehe. Quem sabe nas próximas edições não tem um burg com upgrade :p

      Excluir
  2. Orra, ótimas fotos, deu uma puta fome, que raivaa, hahaha, brinks. Vou tentar fazer, espero que consiga. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estar comendo hamburguer agora já é um bom motivo pra ficar com raiva! heuheuehueh Tente e poste os resultados ^^

      Excluir